ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA E MUDANÇAS DE ESTADO

 1ª série do Ensino Médio | 50 minutos


1. Objetivos

Geral

  • Compreender os diferentes estados físicos da matéria e os processos de mudança entre eles.

Específicos

  • Identificar os estados sólido, líquido e gasoso.

  • Entender as principais mudanças de estado (fusão, solidificação, vaporização, condensação, sublimação).

  • Relacionar essas mudanças a fenômenos do cotidiano.


2. Competências e habilidades da BNCC

  • CN3: Analisar fenômenos naturais usando conceitos científicos.

  • EM13CNT201: Compreender a constituição da matéria e suas transformações.


3. Roteiro detalhado da aula

3.1. Início — Pergunta e diálogo inicial (5 minutos)

  • Pergunta: “Vocês sabem por que a água pode estar em três estados diferentes: gelo, água líquida e vapor?”

  • Ouvir respostas e anotar os principais palpites.

Dica do professor:
Mostre a imagem ou um pequeno vídeo de água nas três formas para facilitar a visualização.


3.2. Estados físicos da matéria (15 minutos)

  • Sólido:
    Partículas muito próximas, pouca movimentação, forma e volume definidos. Exemplo: gelo, madeira, metal.

  • Líquido:
    Partículas próximas, mas com movimento maior, volume definido e forma variável (adapta-se ao recipiente). Exemplo: água, óleo, suco.

  • Gasoso:
    Partículas afastadas, movimentação rápida, volume e forma variáveis (ocupa todo o espaço disponível). Exemplo: vapor de água, ar, gás natural.


3.3. Mudanças de estado físico (20 minutos)

Apresentar e explicar as principais mudanças, relacionando com exemplos do cotidiano:

  • Fusão: sólido → líquido (exemplo: gelo derretendo).

  • Solidificação: líquido → sólido (exemplo: água virando gelo).

  • Vaporização: líquido → gás (exemplo: água fervendo).

  • Condensação: gás → líquido (exemplo: orvalho na manhã).

  • Sublimação: sólido → gás sem passar pelo líquido (exemplo: gelo seco).

  • Deposição: gás → sólido (exemplo: geada).

Dica: Use um gráfico de aquecimento da água para mostrar os pontos de fusão e ebulição, ilustrando quando ocorrem as mudanças de estado.


3.4. Atividade prática (10 minutos)

  • Se possível, faça demonstração do gelo derretendo e da água fervendo (com segurança).

  • Ou proponha que os alunos descrevam situações do dia a dia onde viram mudanças de estado.

  • Discuta o que acontece com as partículas da matéria em cada mudança.


4. Exercícios para fixação

Questões objetivas

  1. Qual das alternativas apresenta um estado físico da matéria com forma e volume definidos?
    a) Sólido
    b) Líquido
    c) Gasoso
    d) Plasma

  2. A mudança do estado líquido para gasoso é chamada de:
    a) Fusão
    b) Solidificação
    c) Vaporização
    d) Condensação

  3. O que acontece com as partículas da matéria quando ela passa do estado sólido para o líquido?
    a) Ficam mais próximas e paradas
    b) Movimentam-se mais e ficam mais afastadas
    c) Tornam-se imobilizadas
    d) Não sofrem alteração

  4. A sublimação é a mudança de estado:
    a) Sólido para líquido
    b) Líquido para sólido
    c) Sólido para gás
    d) Gás para líquido

  5. O ponto de ebulição da água, em condições normais, é aproximadamente:
    a) 0 ºC
    b) 50 ºC
    c) 100 ºC
    d) 200 ºC

Questões discursivas

  1. Descreva o que ocorre com as partículas da matéria durante a vaporização.

  2. Cite dois exemplos cotidianos de mudanças de estado e explique quais são essas mudanças.


5. Sugestões para o professor

  • Utilize imagens, vídeos e demonstrações para facilitar a compreensão dos estados e mudanças.

  • Incentive os alunos a observar fenômenos naturais e domésticos que envolvam mudanças de estado, como gelo derretendo, vapor de panela, formação de geada etc.

  • Estimule perguntas durante a aula para garantir que os conceitos estejam claros.

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