ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA E MUDANÇAS DE ESTADO
1ª série do Ensino Médio | 50 minutos
1. Objetivos
Geral
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Compreender os diferentes estados físicos da matéria e os processos de mudança entre eles.
Específicos
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Identificar os estados sólido, líquido e gasoso.
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Entender as principais mudanças de estado (fusão, solidificação, vaporização, condensação, sublimação).
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Relacionar essas mudanças a fenômenos do cotidiano.
2. Competências e habilidades da BNCC
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CN3: Analisar fenômenos naturais usando conceitos científicos.
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EM13CNT201: Compreender a constituição da matéria e suas transformações.
3. Roteiro detalhado da aula
3.1. Início — Pergunta e diálogo inicial (5 minutos)
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Pergunta: “Vocês sabem por que a água pode estar em três estados diferentes: gelo, água líquida e vapor?”
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Ouvir respostas e anotar os principais palpites.
3.2. Estados físicos da matéria (15 minutos)
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Sólido:Partículas muito próximas, pouca movimentação, forma e volume definidos. Exemplo: gelo, madeira, metal.
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Líquido:Partículas próximas, mas com movimento maior, volume definido e forma variável (adapta-se ao recipiente). Exemplo: água, óleo, suco.
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Gasoso:Partículas afastadas, movimentação rápida, volume e forma variáveis (ocupa todo o espaço disponível). Exemplo: vapor de água, ar, gás natural.
3.3. Mudanças de estado físico (20 minutos)
Apresentar e explicar as principais mudanças, relacionando com exemplos do cotidiano:
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Fusão: sólido → líquido (exemplo: gelo derretendo).
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Solidificação: líquido → sólido (exemplo: água virando gelo).
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Vaporização: líquido → gás (exemplo: água fervendo).
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Condensação: gás → líquido (exemplo: orvalho na manhã).
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Sublimação: sólido → gás sem passar pelo líquido (exemplo: gelo seco).
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Deposição: gás → sólido (exemplo: geada).
Dica: Use um gráfico de aquecimento da água para mostrar os pontos de fusão e ebulição, ilustrando quando ocorrem as mudanças de estado.
3.4. Atividade prática (10 minutos)
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Se possível, faça demonstração do gelo derretendo e da água fervendo (com segurança).
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Ou proponha que os alunos descrevam situações do dia a dia onde viram mudanças de estado.
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Discuta o que acontece com as partículas da matéria em cada mudança.
4. Exercícios para fixação
Questões objetivas
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Qual das alternativas apresenta um estado físico da matéria com forma e volume definidos?a) Sólidob) Líquidoc) Gasosod) Plasma
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A mudança do estado líquido para gasoso é chamada de:a) Fusãob) Solidificaçãoc) Vaporizaçãod) Condensação
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O que acontece com as partículas da matéria quando ela passa do estado sólido para o líquido?a) Ficam mais próximas e paradasb) Movimentam-se mais e ficam mais afastadasc) Tornam-se imobilizadasd) Não sofrem alteração
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A sublimação é a mudança de estado:a) Sólido para líquidob) Líquido para sólidoc) Sólido para gásd) Gás para líquido
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O ponto de ebulição da água, em condições normais, é aproximadamente:a) 0 ºCb) 50 ºCc) 100 ºCd) 200 ºC
Questões discursivas
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Descreva o que ocorre com as partículas da matéria durante a vaporização.
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Cite dois exemplos cotidianos de mudanças de estado e explique quais são essas mudanças.
5. Sugestões para o professor
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Utilize imagens, vídeos e demonstrações para facilitar a compreensão dos estados e mudanças.
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Incentive os alunos a observar fenômenos naturais e domésticos que envolvam mudanças de estado, como gelo derretendo, vapor de panela, formação de geada etc.
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Estimule perguntas durante a aula para garantir que os conceitos estejam claros.
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