MATÉRIA E SUAS PROPRIEDADES

 1ª série do Ensino Médio | 50 minutos


1. Objetivos

Geral

  • Compreender o conceito de matéria e suas propriedades físicas e químicas.

Específicos

  • Diferenciar propriedades físicas e químicas da matéria.

  • Entender os conceitos de massa, volume e densidade.

  • Relacionar propriedades da matéria a exemplos do cotidiano.


2. Competências e habilidades da BNCC

  • CN3: Analisar fenômenos e processos com conceitos da ciência.

  • EM13CNT201: Compreender a constituição da matéria e suas transformações.


3. Roteiro detalhado da aula

3.1. Início — Pergunta e diálogo inicial (5 minutos)

  • Pergunta: “O que vocês acham que é matéria? Tudo que existe é matéria?”

  • Ouvir as ideias dos alunos e anotar rapidamente as respostas principais.

Dica do professor:
"Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, ou seja, tudo que você pode ver, tocar ou sentir, inclusive você mesmo!"


3.2. Definição de Matéria (10 minutos)

  • Explique que a matéria é tudo o que tem massa e ocupa volume.

  • Exemplos: água, ar, uma pedra, uma cadeira, o corpo humano.

  • Ressalte que até mesmo o ar, embora invisível, é matéria porque ocupa espaço e tem massa.


3.3. Propriedades da matéria (20 minutos)

Propriedades físicas

  • São características que podem ser observadas ou medidas sem alterar a composição da substância.

  • Exemplos: cor, odor, sabor, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, estado físico (sólido, líquido, gasoso), maleabilidade, dureza.

  • Explique alguns exemplos: a água ferve a 100 ºC; o ferro é sólido e maleável.

Propriedades químicas

  • Referem-se à capacidade de uma substância se transformar em outra diferente.

  • Envolvem reações químicas.

  • Exemplos: inflamabilidade, capacidade de reação com ácido, oxidação (ferrugem).

  • Dê exemplos do cotidiano: papel queimando (reação química); ferro enferrujando (oxidação).


3.4. Massa, volume e densidade (10 minutos)

  • Massa: quantidade de matéria em um corpo, medida em gramas (g) ou quilogramas (kg).

  • Volume: espaço ocupado pela matéria, medido em litros (L), mililitros (mL) ou centímetros cúbicos (cm³).

  • Densidade: razão entre massa e volume (d = m/v), indica o quão “compactada” está a matéria.

  • Exemplifique: um pedaço de madeira e um de ferro do mesmo tamanho (mesmo volume) têm massas diferentes — o ferro é mais denso.


3.5. Atividade prática (5 minutos)

  • Se possível, leve objetos de diferentes materiais (madeira, plástico, metal).

  • Peça que os alunos sintam o peso e imaginem o volume para discutir qual tem maior densidade.

  • Caso não tenha objetos, proponha imaginar situações do cotidiano: por que o óleo flutua na água?


4. Exercícios para fixação

Questões objetivas

  1. O que é matéria?
    a) Algo que só pode ser visto
    b) Tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço
    c) Apenas objetos sólidos
    d) Apenas substâncias químicas artificiais

  2. Qual das propriedades abaixo é física?
    a) Inflamabilidade
    b) Ponto de ebulição
    c) Reação com ácido
    d) Oxidação

  3. O que mede a densidade de um material?
    a) Massa
    b) Volume
    c) Relação entre massa e volume
    d) Peso

  4. O que acontece com o papel quando é queimado?
    a) Uma mudança física
    b) Uma mudança química
    c) Uma mudança de volume
    d) Nenhuma mudança

  5. Dois objetos com volumes iguais, um de madeira e outro de ferro, diferem porque:
    a) Têm massas iguais
    b) Têm densidades diferentes
    c) São feitos do mesmo material
    d) Têm cores diferentes

Questões discursivas

  1. Explique a diferença entre propriedades físicas e propriedades químicas da matéria, dando um exemplo para cada.

  2. Por que a densidade é uma propriedade importante para identificar materiais?


5. Sugestões para o professor

  • Use objetos reais para exemplificar os conceitos de massa, volume e densidade (por exemplo, um copo com água, um pedaço de isopor e um de metal).

  • Mostre vídeos curtos que exemplifiquem mudanças físicas e químicas, como gelo derretendo e papel queimando.

  • Incentive os alunos a relacionarem os conceitos com situações que vivenciam, como cozinhar, limpar a casa, ou jogar lixo no lixo reciclável.

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