MATÉRIA E SUAS PROPRIEDADES
1ª série do Ensino Médio | 50 minutos
1. Objetivos
Geral
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Compreender o conceito de matéria e suas propriedades físicas e químicas.
Específicos
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Diferenciar propriedades físicas e químicas da matéria.
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Entender os conceitos de massa, volume e densidade.
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Relacionar propriedades da matéria a exemplos do cotidiano.
2. Competências e habilidades da BNCC
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CN3: Analisar fenômenos e processos com conceitos da ciência.
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EM13CNT201: Compreender a constituição da matéria e suas transformações.
3. Roteiro detalhado da aula
3.1. Início — Pergunta e diálogo inicial (5 minutos)
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Pergunta: “O que vocês acham que é matéria? Tudo que existe é matéria?”
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Ouvir as ideias dos alunos e anotar rapidamente as respostas principais.
3.2. Definição de Matéria (10 minutos)
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Explique que a matéria é tudo o que tem massa e ocupa volume.
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Exemplos: água, ar, uma pedra, uma cadeira, o corpo humano.
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Ressalte que até mesmo o ar, embora invisível, é matéria porque ocupa espaço e tem massa.
3.3. Propriedades da matéria (20 minutos)
Propriedades físicas
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São características que podem ser observadas ou medidas sem alterar a composição da substância.
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Exemplos: cor, odor, sabor, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, estado físico (sólido, líquido, gasoso), maleabilidade, dureza.
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Explique alguns exemplos: a água ferve a 100 ºC; o ferro é sólido e maleável.
Propriedades químicas
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Referem-se à capacidade de uma substância se transformar em outra diferente.
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Envolvem reações químicas.
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Exemplos: inflamabilidade, capacidade de reação com ácido, oxidação (ferrugem).
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Dê exemplos do cotidiano: papel queimando (reação química); ferro enferrujando (oxidação).
3.4. Massa, volume e densidade (10 minutos)
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Massa: quantidade de matéria em um corpo, medida em gramas (g) ou quilogramas (kg).
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Volume: espaço ocupado pela matéria, medido em litros (L), mililitros (mL) ou centímetros cúbicos (cm³).
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Densidade: razão entre massa e volume (d = m/v), indica o quão “compactada” está a matéria.
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Exemplifique: um pedaço de madeira e um de ferro do mesmo tamanho (mesmo volume) têm massas diferentes — o ferro é mais denso.
3.5. Atividade prática (5 minutos)
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Se possível, leve objetos de diferentes materiais (madeira, plástico, metal).
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Peça que os alunos sintam o peso e imaginem o volume para discutir qual tem maior densidade.
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Caso não tenha objetos, proponha imaginar situações do cotidiano: por que o óleo flutua na água?
4. Exercícios para fixação
Questões objetivas
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O que é matéria?a) Algo que só pode ser vistob) Tudo que tem massa e ocupa lugar no espaçoc) Apenas objetos sólidosd) Apenas substâncias químicas artificiais
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Qual das propriedades abaixo é física?a) Inflamabilidadeb) Ponto de ebuliçãoc) Reação com ácidod) Oxidação
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O que mede a densidade de um material?a) Massab) Volumec) Relação entre massa e volumed) Peso
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O que acontece com o papel quando é queimado?a) Uma mudança físicab) Uma mudança químicac) Uma mudança de volumed) Nenhuma mudança
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Dois objetos com volumes iguais, um de madeira e outro de ferro, diferem porque:a) Têm massas iguaisb) Têm densidades diferentesc) São feitos do mesmo materiald) Têm cores diferentes
Questões discursivas
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Explique a diferença entre propriedades físicas e propriedades químicas da matéria, dando um exemplo para cada.
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Por que a densidade é uma propriedade importante para identificar materiais?
5. Sugestões para o professor
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Use objetos reais para exemplificar os conceitos de massa, volume e densidade (por exemplo, um copo com água, um pedaço de isopor e um de metal).
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Mostre vídeos curtos que exemplifiquem mudanças físicas e químicas, como gelo derretendo e papel queimando.
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Incentive os alunos a relacionarem os conceitos com situações que vivenciam, como cozinhar, limpar a casa, ou jogar lixo no lixo reciclável.
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