Exercícios sobre Talidomida

A talidomida é um medicamento que se tornou famoso por seu efeito teratogênico durante a década de 1960, causando malformações graves em milhares de recém-nascidos quando usado por gestantes como sedativo e para enjoo. Atualmente, a talidomida é utilizada de forma controlada para tratar doenças como hanseníase e alguns tipos de câncer, devido às suas propriedades imunomoduladoras.

O estudo da talidomida permite compreender conceitos importantes de química, farmacologia e bioética, como:

  • A importância dos enantiômeros na ação de medicamentos;

  • Os efeitos teratogênicos e mecanismos bioquímicos associados;

  • A necessidade de testes rigorosos e regulamentação de fármacos;

  • A relação entre ciência e responsabilidade social na farmacologia.

Estes exercícios foram elaborados para ajudar você a refletir sobre os efeitos biológicos, químicos e legais da talidomida, promovendo o aprendizado crítico e a compreensão de sua história e impacto na medicina e na sociedade. 

1. Múltipla escolha

1.1) Qual foi a principal consequência do uso de talidomida por gestantes na década de 1960?
a) Hipertensão arterial
b) Malformações congênitas nos bebês
c) Anemia grave
d) Alterações neurológicas irreversíveis

1.2) A talidomida possui enantiômeros (R e S). Qual afirmação é correta?
a) Ambos são seguros durante a gravidez
b) Forma R é terapêutica e segura; forma S é teratogênica
c) Forma S é terapêutica; forma R é teratogênica
d) Não há diferença entre os enantiômeros

1.3) Atualmente, a talidomida é usada de forma controlada principalmente para:
a) Resfriados
b) Hanseníase e alguns tipos de câncer
c) Hipertensão
d) Emagrecimento

1.4) A talidomida foi inicialmente comercializada como:
a) Antibiótico
b) Sedativo e para enjoo na gravidez
c) Anti-inflamatório
d) Analgésico

1.5) Qual característica química explica a teratogenicidade da talidomida?
a) Solubilidade em água
b) Atividade enantiomérica
c) Massa molar elevada
d) Capacidade de formar sais

1.6) A talidomida é conhecida por atuar como imunomodulador. Isso significa que:
a) Apenas inibe a ação do sistema imune
b) Modula ou regula respostas do sistema imune
c) Não possui efeitos sobre o sistema imune
d) Apenas estimula células nervosas

1.7) Qual foi o país onde a talidomida causou o maior número de casos de malformações em recém-nascidos?
a) Brasil
b) Alemanha
c) Estados Unidos
d) Japão

1.8) A talidomida é classificada como:
a) Antibiótico natural
b) Teratogênico e racêmico
c) Hormônio sintético
d) Anti-inflamatório esteroidal

1.9) Uma consequência neurológica possível do uso de talidomida em adultos é:
a) Paralisia periférica
b) Cegueira
c) Surdez permanente
d) Nenhuma alteração

1.10) A aprovação moderna da talidomida envolve:
a) Uso irrestrito sem necessidade de prescrição
b) Distribuição controlada com registro e acompanhamento rigoroso
c) Comercialização apenas como suplemento vitamínico
d) Uso em gestantes sem restrições


2. Verdadeiro ou falso

2.1) A talidomida foi originalmente utilizada como sedativo e para enjoo na gravidez. (V/F)

2.2) Todos os efeitos teratogênicos da talidomida ocorrem apenas durante o primeiro trimestre da gestação. (V/F)

2.3) A talidomida possui efeitos imunomoduladores comprovados. (V/F)

2.4) O uso da talidomida ainda é totalmente proibido em todo o mundo. (V/F)

2.5) A talidomida é administrada atualmente apenas sob rigoroso controle médico e legal. (V/F)


3. Associação

Associe cada termo à definição correta:

TermoDefinição
A) Teratogênico1) Molécula com imagem especular não sobreponível
B) Enantiômero2) Substância capaz de causar malformações em fetos
C) Imunomodulador3) Capacidade de modificar respostas do sistema imune
D) Racêmico4) Mistura contendo ambos os enantiômeros

4. Dissertativas

4.1) Explique por que a talidomida, que parecia segura, causou malformações em milhares de bebês.

4.2) Discuta a importância do estudo dos efeitos enantioméricos na farmacologia moderna, usando a talidomida como exemplo.

4.3) Cite alguns cuidados legais e clínicos atualmente adotados para o uso seguro da talidomida.

4.4) Explique como a teratogenicidade da talidomida influenciou a legislação sobre testes de medicamentos em gestantes.

4.5) Justifique por que mesmo a administração da talidomida racêmica não elimina o risco de malformações.

4.6) Descreva pelo menos dois mecanismos bioquímicos ou celulares que contribuem para os efeitos teratogênicos da talidomida.


5. Problemas de farmacologia/química

5.1) A talidomida é hidrolisável em condições fisiológicas, podendo gerar ambos os enantiômeros. Qual a implicação disso para a segurança do medicamento?

5.2) Supondo que um novo derivado da talidomida seja desenvolvido para evitar teratogenicidade, que estratégias químicas poderiam ser usadas para reduzir a formação do enantiômero teratogênico?

5.3) Explique como a farmacovigilância moderna evita tragédias como a da talidomida.

5.4) Relacione a talidomida ao conceito de “química medicinal racional” e explique como esse conceito poderia ter prevenido o desastre histórico.










































Gabarito resumido

1. Múltipla escolha
1.1 – b
1.2 – b
1.3 – b
1.4 – b
1.5 – b
1.6 – b
1.7 – b
1.8 – b
1.9 – a
1.10 – b

2. Verdadeiro ou falso
2.1 – V
2.2 – V
2.3 – V
2.4 – F
2.5 – V

3. Associação
A – 2
B – 1
C – 3
D – 4

4. Dissertativas (resumo das respostas)

  • 4.1 – Falta de testes adequados; forma S causa malformações.

  • 4.2 – Estudo de enantiômeros permite separar efeitos terapêuticos de tóxicos.

  • 4.3 – Registro rigoroso, distribuição controlada, contracepção obrigatória, monitoramento médico.

  • 4.4 – Mudança de leis de testes em gestantes; exigência de testes pré-clínicos e clínicos rigorosos.

  • 4.5 – A forma R pode se converter em S no corpo; racêmico ainda gera S.

  • 4.6 – Inibição da angiogênese, apoptose celular em células embrionárias, alterações no desenvolvimento de membros.

5. Problemas farmacologia/química
5.1 – Risco permanece devido à conversão enantiomérica no organismo.
5.2 – Modificação química para estabilizar apenas o enantiômero terapêutico; evitar formação do S.
5.3 – Monitoramento de efeitos adversos, registro de pacientes, restrição de prescrição.
5.4 – Uso de conhecimento químico e biológico para projetar moléculas seguras antes do uso em humanos.

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