Lista de atividades para aulas de Letramento Ambiental

1. Criação de Campanhas de Conscientização Ambiental  Descrição da Atividade: Os alunos serão desafiados a criar campanhas de conscientização sobre temas ambientais como reciclagem, consumo consciente e compostagem. Eles poderão produzir cartazes, vídeos ou até mesmo podcasts que serão divulgados na escola ou nas redes sociais.  Objetivo: Estimular a produção crítica de conteúdo midiático e promover a conscientização sobre problemas ambientais cotidianos.  Habilidade BNCC: EM13LP23 – Analisar e produzir campanhas e outros textos publicitários ou de divulgação científica, considerando os contextos de circulação e os efeitos de sentido.  Produto Final: Cartazes, vídeos ou podcasts expostos na escola ou compartilhados nas redes sociais com foco em temas ambientais.  2. Diário do Consumo Consciente Descrição da Atividade: Durante uma semana, os alunos irão registrar seus hábitos de consumo, como uso de água, energia, lixo gerado e recursos naturais. Ao final da semana, eles analisarão seus registros e criarão propostas para melhorar seus hábitos, aplicando práticas sustentáveis no dia a dia.  Objetivo: Desenvolver o autoconhecimento e a responsabilidade ambiental a partir da observação dos próprios hábitos de consumo.  Habilidade BNCC: EM13CHS104 – Analisar as interações entre os sistemas naturais e sociais e os impactos socioambientais do consumo.  Produto Final: Relatório pessoal com gráficos ou textos reflexivos, propondo mudanças de hábitos sustentáveis.  3. Produção Artística com Material Reciclado – “Robôs do Futuro” Descrição da Atividade: Inspirados pelo filme Wall-E, os alunos irão criar robôs ou personagens utilizando materiais recicláveis (sucata). A ideia é refletir sobre o futuro do planeta e a reutilização de resíduos. Ao final, os alunos apresentarão suas criações em uma exposição na escola.  Objetivo: Refletir sobre o destino dos resíduos sólidos e estimular a criatividade por meio da reutilização de materiais.  Habilidade BNCC: EM13AR04 – Experimentar e criar processos artísticos a partir de elementos da cultura contemporânea, como a reciclagem e a arte urbana.  Produto Final: Robôs ou personagens criados com sucata, expostos em uma galeria na escola.  4. Júri Simulado Ambiental Descrição da Atividade: Os alunos irão participar de um júri simulado onde diferentes papéis serão assumidos (advogados, juízes, réus, testemunhas). O caso simulado tratará de um problema ambiental, como a construção de uma estrada em área de preservação. O objetivo é que os alunos defendam suas ideias com base em argumentos éticos e ambientais.  Objetivo: Promover o pensamento crítico e o posicionamento ético por meio da simulação de uma situação-problema ambiental.  Habilidade BNCC: EM13CHS202 – Analisar situações-problema com base em diferentes pontos de vista, argumentando com ética e respeito à diversidade.  Produto Final: Encenação do júri com papéis distribuídos entre os alunos (empresa, ambientalistas, comunidade, governo, etc.).  5. Crônica do Futuro: “Uma Terra sem Lixo” Descrição da Atividade: Os alunos deverão criar uma crônica ou história, imaginando um futuro onde as práticas sustentáveis eliminaram o lixo e restauraram o equilíbrio ambiental. A atividade estimulará a reflexão sobre os impactos da nossa sociedade atual e como podemos melhorar o futuro do planeta.  Objetivo: Estimular a criatividade e a reflexão sobre os impactos ambientais, abordando possíveis soluções para um futuro sustentável.  Habilidade BNCC: EM13LP50 – Produzir textos narrativos de forma autoral, adequando linguagem e estrutura ao gênero e ao tema.  Produto Final: Texto narrativo ou ilustrado, podendo ser reunido em uma coletânea da turma.  6. Oficina de Minhocário com Garrafa PET Descrição da Atividade: Os alunos irão aprender sobre compostagem criando pequenos minhocários com garrafas PET e restos orgânicos. A atividade ensinará como transformar resíduos orgânicos em adubo natural e mostrará a importância de reduzir o desperdício de alimentos.  Objetivo: Ensinar, na prática, o funcionamento da compostagem e o reaproveitamento de resíduos orgânicos.  Habilidade BNCC: EM13CNT201 – Analisar processos ecológicos e ciclos biogeoquímicos, reconhecendo a importância da biodiversidade e da reciclagem da matéria.  Produto Final: Minhocários individuais ou em grupo, acompanhados de um diário de observação do processo de compostagem.  7. Debate Reverso: “Somos uma Espécie Sustentável?” Descrição da Atividade: Os alunos irão participar de um debate reverso, onde cada um deve defender uma posição oposta à sua, com base em dados e argumentos sustentáveis. O objetivo é desenvolver a capacidade de argumentação e empatia, considerando as diferentes perspectivas sobre a sustentabilidade.  Objetivo: Desenvolver a argumentação e a empatia ao defender pontos de vista opostos aos pessoais, com base em papéis sociais.  Habilidade BNCC: EM13CHS401 – Debater questões sociais, culturais e ambientais, posicionando-se com base em argumentos consistentes e respeitosos.  Produto Final: Debate realizado em sala com síntese coletiva dos aprendizados e posicionamentos.  8. Livro Pop-up: “Do Lixo ao Verde” Descrição da Atividade: Os alunos irão criar um livro pop-up, representando a transformação de um ambiente poluído em um espaço restaurado, utilizando materiais recicláveis. A atividade estimulará a reflexão sobre como podemos reverter o impacto humano na natureza.  Objetivo: Explorar linguagens visuais e textuais para retratar a diferença entre um mundo poluído e um mundo restaurado por ações sustentáveis.  Habilidade BNCC: EM13LP37 – Produzir textos multimodais com coerência temática e textual, articulando linguagem verbal e visual.  Produto Final: Livro artesanal pop-up, individual ou em grupo, exposto em feiras ou mostras na escola.  9. Podcast Escolar “Planeta em Debate” Descrição da Atividade: Os alunos irão gravar e editar episódios de podcast sobre temas ambientais, como o impacto do lixo, a importância da compostagem e o consumo sustentável. O projeto será publicado para a comunidade escolar ouvir e refletir sobre as questões ambientais abordadas.  Objetivo: Ampliar o repertório sobre sustentabilidade e desenvolver a comunicação oral por meio de mídias digitais.  Habilidade BNCC: EM13LP24 – Produzir conteúdos orais planejados, como podcasts e entrevistas, com clareza, coesão e adequação ao público.  Produto Final: Série de episódios gravados e publicados como podcasts sobre temas ambientais, discutidos pelos alunos.  10. EcoCódigo da Turma Descrição da Atividade: Em grupo, os alunos irão criar um "EcoCódigo", uma série de regras de comportamento sustentável para a turma adotar no dia a dia escolar. As regras podem abordar temas como uso de papel, economia de energia, e consumo consciente de recursos naturais.  Objetivo: Criar coletivamente um conjunto de regras e comportamentos sustentáveis que a turma deve seguir, promovendo a conscientização coletiva sobre responsabilidade ambiental.  Habilidade BNCC: EM13CHS103 – Propor e implementar ações sustentáveis no ambiente escolar e em casa.  Produto Final: Cartaz com o "EcoCódigo", assinado por todos os alunos, visível na escola para lembrar dos compromissos sustentáveis da turma.  11. Análise Crítica de Embalagens Descrição da Atividade: Os alunos irão pesquisar diferentes tipos de embalagens e seus impactos ambientais, analisando o ciclo de vida de materiais como plástico, vidro, papel e metal. Após a análise, deverão propor alternativas sustentáveis para reduzir ou substituir essas embalagens.  Objetivo: Desenvolver a capacidade de analisar e criticar os impactos das embalagens no meio ambiente, reconhecendo a importância da reciclagem e do consumo consciente.  Habilidade BNCC: EM13CHS101 – Identificar e avaliar os impactos ambientais do consumo e do descarte de produtos e materiais.  Produto Final: Mapa mental ou mural coletivo com alternativas sustentáveis para diferentes tipos de embalagens, exposto na escola.  12. Simulação de Conferência do Clima Descrição da Atividade: A turma simulará uma conferência internacional sobre mudanças climáticas. Cada aluno assumirá o papel de um representante de país, defendendo as políticas ambientais do seu país de acordo com suas características econômicas e sociais. O objetivo é discutir soluções para o aquecimento global, a poluição e outros problemas ambientais.  Objetivo: Compreender o processo de negociação de políticas ambientais e os interesses em jogo, promovendo uma visão global sobre a crise climática.  Habilidade BNCC: EM13CHS304 – Analisar e compreender o processo de negociação de políticas ambientais, considerando interesses e impactos.  Produto Final: Relatório final com as decisões tomadas durante a conferência e as soluções acordadas, apresentado para a turma e/ou comunidade escolar.  13. Roteiro de Sobrevivência em um Planeta Lixo Descrição da Atividade: Os alunos irão criar um roteiro de sobrevivência para um futuro pós-apocalíptico onde a Terra foi devastada pelo lixo e pela poluição. Eles devem pesquisar sobre problemas ambientais reais, como a escassez de recursos naturais, e sugerir formas de adaptação e soluções sustentáveis.  Objetivo: Estimular a reflexão sobre o futuro do planeta e os desafios que enfrentaremos se não tomarmos medidas sustentáveis agora.  Habilidade BNCC: EM13CHS301 – Analisar o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente e sugerir alternativas sustentáveis.  Produto Final: Manual ou guia de sobrevivência escrito ou digital, com soluções sustentáveis para a vida em um planeta devastado.  14. Criação de Slogans e Logotipos Ecológicos Descrição da Atividade: Os alunos serão desafiados a criar slogans e logotipos que transmitam mensagens sobre a importância da preservação ambiental. Eles devem utilizar conceitos de marketing e publicidade para sensibilizar o público, focando na redução de desperdícios, reciclagem e consumo consciente.  Objetivo: Desenvolver a criatividade e a capacidade de produzir conteúdo publicitário com foco em ações sustentáveis e ecológicas.  Habilidade BNCC: EM13LP23 – Produzir textos publicitários com clareza e eficácia, adaptados aos diferentes meios e públicos.  Produto Final: Slogans e logotipos criados pelos alunos e apresentados para a turma, podendo ser compartilhados nas redes sociais ou expostos na escola.  15. Reescrita do Final de Wall-E Descrição da Atividade: Os alunos irão reescrever o final do filme Wall-E, criando uma história alternativa onde a humanidade assume a responsabilidade por seus erros e começa a restaurar o planeta. Eles deverão refletir sobre a mensagem do filme e as lições que ele nos ensina sobre a sustentabilidade.  Objetivo: Estimular a criatividade e a reflexão sobre o futuro do planeta e como podemos mudar nossos hábitos para preservar o meio ambiente.  Habilidade BNCC: EM13LP50 – Produzir textos criativos, narrativos ou descritivos, com coesão e clareza.  Produto Final: Texto escrito ou dramatização do novo final, apresentado para a turma.  16. Oficina de Sabão Ecológico Descrição da Atividade: Os alunos irão aprender a fazer sabão ecológico a partir do óleo de cozinha usado. Eles aprenderão sobre o processo de reciclagem do óleo e a importância de evitar o despejo desse resíduo no meio ambiente, além de como reutilizar materiais de forma sustentável.  Objetivo: Ensinar práticas sustentáveis, como a reciclagem do óleo de cozinha, e promover o reaproveitamento de materiais para a redução de resíduos.  Habilidade BNCC: EM13CNT202 – Desenvolver práticas científicas simples relacionadas à sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.  Produto Final: Sabões ecológicos produzidos pelos alunos, com rótulos e informações sobre a importância da reciclagem de óleo.  17. Dramatização: “O Ciclo do Lixo” Descrição da Atividade: Os alunos irão representar, por meio de uma dramatização, o ciclo do lixo, desde a produção e o consumo até o descarte final e os impactos ambientais desse processo. A peça ajudará a conscientizar sobre as consequências do lixo não reciclado e as soluções para o problema.  Objetivo: Compreender o ciclo do lixo, desde sua produção até seu destino final, e os impactos de diferentes formas de descarte no meio ambiente.  Habilidade BNCC: EM13CHS105 – Analisar o ciclo de vida dos produtos, desde a produção até o descarte, considerando suas implicações ambientais.  Produto Final: Peça teatral ou esquete, com representação do ciclo do lixo e seus impactos, encenada pelos alunos.  18. Quiz Sustentável Descrição da Atividade: Os alunos irão participar de um quiz interativo sobre sustentabilidade, com perguntas relacionadas ao meio ambiente, reciclagem, consumo consciente e impactos ambientais. O quiz pode ser realizado por meio de uma plataforma digital ou fisicamente na sala de aula.  Objetivo: Avaliar o conhecimento dos alunos sobre questões ambientais de forma divertida e interativa.  Habilidade BNCC: EM13CHS104 – Compreender conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental, aplicando-os ao cotidiano.  Produto Final: Quiz realizado em sala de aula, com competição entre grupos, utilizando plataformas digitais como Kahoot ou uma versão analógica.  19. Livro Pop-up: “Do Lixo ao Verde” Descrição da Atividade: Os alunos criarão um livro pop-up ilustrando como um ambiente devastado pela poluição pode ser transformado por meio de práticas sustentáveis, como a reciclagem, compostagem e redução de resíduos. A ideia é mostrar o impacto positivo das ações humanas na recuperação do planeta.  Objetivo: Explorar de maneira interativa e visual a transformação de um ambiente degradado em um cenário sustentável, promovendo a reflexão sobre o futuro do planeta.  Habilidade BNCC: EM13LP37 – Produzir textos multimodais com coerência temática, articulando linguagem verbal e visual.  Produto Final: Livro artesanal em formato pop-up, com cenas que contrastam a Terra degradada e restaurada, exposto para a comunidade escolar.  20. Estudo de Caso: “E Se Fosse Comigo?” Descrição da Atividade: Os alunos irão analisar um estudo de caso sobre um desastre ambiental real, como um vazamento de óleo ou o desmatamento de uma área protegida, e refletir sobre as consequências sociais e econômicas para as comunidades afetadas. Eles irão responder a perguntas que incentivem a reflexão sobre responsabilidade e prevenção.  Objetivo: Refletir sobre tragédias ambientais, como desastres causados pelo lixo e a poluição, e como isso afeta diretamente a vida das pessoas.  Habilidade BNCC: EM13CHS201 – Analisar os impactos de desastres ambientais, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais.  Produto Final: Produção de uma carta ou manifesto coletivo sobre a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, baseado na análise do estudo de caso.
1. Criação de Campanhas de Conscientização Ambiental


  • Descrição da Atividade:
    Os alunos serão desafiados a criar campanhas de conscientização sobre temas ambientais como reciclagem, consumo consciente e compostagem. Eles poderão produzir cartazes, vídeos ou até mesmo podcasts que serão divulgados na escola ou nas redes sociais.

  • Objetivo:
    Estimular a produção crítica de conteúdo midiático e promover a conscientização sobre problemas ambientais cotidianos.

  • Habilidade BNCC:
    EM13LP23 – Analisar e produzir campanhas e outros textos publicitários ou de divulgação científica, considerando os contextos de circulação e os efeitos de sentido.

  • Produto Final:
    Cartazes, vídeos ou podcasts expostos na escola ou compartilhados nas redes sociais com foco em temas ambientais.


2. Diário do Consumo Consciente

  • Descrição da Atividade:
    Durante uma semana, os alunos irão registrar seus hábitos de consumo, como uso de água, energia, lixo gerado e recursos naturais. Ao final da semana, eles analisarão seus registros e criarão propostas para melhorar seus hábitos, aplicando práticas sustentáveis no dia a dia.

  • Objetivo:
    Desenvolver o autoconhecimento e a responsabilidade ambiental a partir da observação dos próprios hábitos de consumo.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CHS104 – Analisar as interações entre os sistemas naturais e sociais e os impactos socioambientais do consumo.

  • Produto Final:
    Relatório pessoal com gráficos ou textos reflexivos, propondo mudanças de hábitos sustentáveis.


3. Produção Artística com Material Reciclado – “Robôs do Futuro”

  • Descrição da Atividade:
    Inspirados pelo filme Wall-E, os alunos irão criar robôs ou personagens utilizando materiais recicláveis (sucata). A ideia é refletir sobre o futuro do planeta e a reutilização de resíduos. Ao final, os alunos apresentarão suas criações em uma exposição na escola.

  • Objetivo:
    Refletir sobre o destino dos resíduos sólidos e estimular a criatividade por meio da reutilização de materiais.

  • Habilidade BNCC:
    EM13AR04 – Experimentar e criar processos artísticos a partir de elementos da cultura contemporânea, como a reciclagem e a arte urbana.

  • Produto Final:
    Robôs ou personagens criados com sucata, expostos em uma galeria na escola.


4. Júri Simulado Ambiental

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão participar de um júri simulado onde diferentes papéis serão assumidos (advogados, juízes, réus, testemunhas). O caso simulado tratará de um problema ambiental, como a construção de uma estrada em área de preservação. O objetivo é que os alunos defendam suas ideias com base em argumentos éticos e ambientais.

  • Objetivo:
    Promover o pensamento crítico e o posicionamento ético por meio da simulação de uma situação-problema ambiental.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CHS202 – Analisar situações-problema com base em diferentes pontos de vista, argumentando com ética e respeito à diversidade.

  • Produto Final:
    Encenação do júri com papéis distribuídos entre os alunos (empresa, ambientalistas, comunidade, governo, etc.).


5. Crônica do Futuro: “Uma Terra sem Lixo”

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos deverão criar uma crônica ou história, imaginando um futuro onde as práticas sustentáveis eliminaram o lixo e restauraram o equilíbrio ambiental. A atividade estimulará a reflexão sobre os impactos da nossa sociedade atual e como podemos melhorar o futuro do planeta.

  • Objetivo:
    Estimular a criatividade e a reflexão sobre os impactos ambientais, abordando possíveis soluções para um futuro sustentável.

  • Habilidade BNCC:
    EM13LP50 – Produzir textos narrativos de forma autoral, adequando linguagem e estrutura ao gênero e ao tema.

  • Produto Final:
    Texto narrativo ou ilustrado, podendo ser reunido em uma coletânea da turma.


6. Oficina de Minhocário com Garrafa PET

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão aprender sobre compostagem criando pequenos minhocários com garrafas PET e restos orgânicos. A atividade ensinará como transformar resíduos orgânicos em adubo natural e mostrará a importância de reduzir o desperdício de alimentos.

  • Objetivo:
    Ensinar, na prática, o funcionamento da compostagem e o reaproveitamento de resíduos orgânicos.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CNT201 – Analisar processos ecológicos e ciclos biogeoquímicos, reconhecendo a importância da biodiversidade e da reciclagem da matéria.

  • Produto Final:
    Minhocários individuais ou em grupo, acompanhados de um diário de observação do processo de compostagem.


7. Debate Reverso: “Somos uma Espécie Sustentável?”

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão participar de um debate reverso, onde cada um deve defender uma posição oposta à sua, com base em dados e argumentos sustentáveis. O objetivo é desenvolver a capacidade de argumentação e empatia, considerando as diferentes perspectivas sobre a sustentabilidade.

  • Objetivo:
    Desenvolver a argumentação e a empatia ao defender pontos de vista opostos aos pessoais, com base em papéis sociais.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CHS401 – Debater questões sociais, culturais e ambientais, posicionando-se com base em argumentos consistentes e respeitosos.

  • Produto Final:
    Debate realizado em sala com síntese coletiva dos aprendizados e posicionamentos.


8. Livro Pop-up: “Do Lixo ao Verde”

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão criar um livro pop-up, representando a transformação de um ambiente poluído em um espaço restaurado, utilizando materiais recicláveis. A atividade estimulará a reflexão sobre como podemos reverter o impacto humano na natureza.

  • Objetivo:
    Explorar linguagens visuais e textuais para retratar a diferença entre um mundo poluído e um mundo restaurado por ações sustentáveis.

  • Habilidade BNCC:
    EM13LP37 – Produzir textos multimodais com coerência temática e textual, articulando linguagem verbal e visual.

  • Produto Final:
    Livro artesanal pop-up, individual ou em grupo, exposto em feiras ou mostras na escola.


9. Podcast Escolar “Planeta em Debate”

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão gravar e editar episódios de podcast sobre temas ambientais, como o impacto do lixo, a importância da compostagem e o consumo sustentável. O projeto será publicado para a comunidade escolar ouvir e refletir sobre as questões ambientais abordadas.

  • Objetivo:
    Ampliar o repertório sobre sustentabilidade e desenvolver a comunicação oral por meio de mídias digitais.

  • Habilidade BNCC:
    EM13LP24 – Produzir conteúdos orais planejados, como podcasts e entrevistas, com clareza, coesão e adequação ao público.

  • Produto Final:
    Série de episódios gravados e publicados como podcasts sobre temas ambientais, discutidos pelos alunos.


10. EcoCódigo da Turma

  • Descrição da Atividade:
    Em grupo, os alunos irão criar um "EcoCódigo", uma série de regras de comportamento sustentável para a turma adotar no dia a dia escolar. As regras podem abordar temas como uso de papel, economia de energia, e consumo consciente de recursos naturais.

  • Objetivo:
    Criar coletivamente um conjunto de regras e comportamentos sustentáveis que a turma deve seguir, promovendo a conscientização coletiva sobre responsabilidade ambiental.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CHS103 – Propor e implementar ações sustentáveis no ambiente escolar e em casa.

  • Produto Final:
    Cartaz com o "EcoCódigo", assinado por todos os alunos, visível na escola para lembrar dos compromissos sustentáveis da turma.


11. Análise Crítica de Embalagens

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão pesquisar diferentes tipos de embalagens e seus impactos ambientais, analisando o ciclo de vida de materiais como plástico, vidro, papel e metal. Após a análise, deverão propor alternativas sustentáveis para reduzir ou substituir essas embalagens.

  • Objetivo:
    Desenvolver a capacidade de analisar e criticar os impactos das embalagens no meio ambiente, reconhecendo a importância da reciclagem e do consumo consciente.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CHS101 – Identificar e avaliar os impactos ambientais do consumo e do descarte de produtos e materiais.

  • Produto Final:
    Mapa mental ou mural coletivo com alternativas sustentáveis para diferentes tipos de embalagens, exposto na escola.


12. Simulação de Conferência do Clima

  • Descrição da Atividade:
    A turma simulará uma conferência internacional sobre mudanças climáticas. Cada aluno assumirá o papel de um representante de país, defendendo as políticas ambientais do seu país de acordo com suas características econômicas e sociais. O objetivo é discutir soluções para o aquecimento global, a poluição e outros problemas ambientais.

  • Objetivo:
    Compreender o processo de negociação de políticas ambientais e os interesses em jogo, promovendo uma visão global sobre a crise climática.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CHS304 – Analisar e compreender o processo de negociação de políticas ambientais, considerando interesses e impactos.

  • Produto Final:
    Relatório final com as decisões tomadas durante a conferência e as soluções acordadas, apresentado para a turma e/ou comunidade escolar.


13. Roteiro de Sobrevivência em um Planeta Lixo

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão criar um roteiro de sobrevivência para um futuro pós-apocalíptico onde a Terra foi devastada pelo lixo e pela poluição. Eles devem pesquisar sobre problemas ambientais reais, como a escassez de recursos naturais, e sugerir formas de adaptação e soluções sustentáveis.

  • Objetivo:
    Estimular a reflexão sobre o futuro do planeta e os desafios que enfrentaremos se não tomarmos medidas sustentáveis agora.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CHS301 – Analisar o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente e sugerir alternativas sustentáveis.

  • Produto Final:
    Manual ou guia de sobrevivência escrito ou digital, com soluções sustentáveis para a vida em um planeta devastado.


14. Criação de Slogans e Logotipos Ecológicos

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos serão desafiados a criar slogans e logotipos que transmitam mensagens sobre a importância da preservação ambiental. Eles devem utilizar conceitos de marketing e publicidade para sensibilizar o público, focando na redução de desperdícios, reciclagem e consumo consciente.

  • Objetivo:
    Desenvolver a criatividade e a capacidade de produzir conteúdo publicitário com foco em ações sustentáveis e ecológicas.

  • Habilidade BNCC:
    EM13LP23 – Produzir textos publicitários com clareza e eficácia, adaptados aos diferentes meios e públicos.

  • Produto Final:
    Slogans e logotipos criados pelos alunos e apresentados para a turma, podendo ser compartilhados nas redes sociais ou expostos na escola.


15. Reescrita do Final de Wall-E

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão reescrever o final do filme Wall-E, criando uma história alternativa onde a humanidade assume a responsabilidade por seus erros e começa a restaurar o planeta. Eles deverão refletir sobre a mensagem do filme e as lições que ele nos ensina sobre a sustentabilidade.

  • Objetivo:
    Estimular a criatividade e a reflexão sobre o futuro do planeta e como podemos mudar nossos hábitos para preservar o meio ambiente.

  • Habilidade BNCC:
    EM13LP50 – Produzir textos criativos, narrativos ou descritivos, com coesão e clareza.

  • Produto Final:
    Texto escrito ou dramatização do novo final, apresentado para a turma.


16. Oficina de Sabão Ecológico

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão aprender a fazer sabão ecológico a partir do óleo de cozinha usado. Eles aprenderão sobre o processo de reciclagem do óleo e a importância de evitar o despejo desse resíduo no meio ambiente, além de como reutilizar materiais de forma sustentável.

  • Objetivo:
    Ensinar práticas sustentáveis, como a reciclagem do óleo de cozinha, e promover o reaproveitamento de materiais para a redução de resíduos.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CNT202 – Desenvolver práticas científicas simples relacionadas à sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.

  • Produto Final:
    Sabões ecológicos produzidos pelos alunos, com rótulos e informações sobre a importância da reciclagem de óleo.


17. Dramatização: “O Ciclo do Lixo”

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão representar, por meio de uma dramatização, o ciclo do lixo, desde a produção e o consumo até o descarte final e os impactos ambientais desse processo. A peça ajudará a conscientizar sobre as consequências do lixo não reciclado e as soluções para o problema.

  • Objetivo:
    Compreender o ciclo do lixo, desde sua produção até seu destino final, e os impactos de diferentes formas de descarte no meio ambiente.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CHS105 – Analisar o ciclo de vida dos produtos, desde a produção até o descarte, considerando suas implicações ambientais.

  • Produto Final:
    Peça teatral ou esquete, com representação do ciclo do lixo e seus impactos, encenada pelos alunos.


18. Quiz Sustentável

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão participar de um quiz interativo sobre sustentabilidade, com perguntas relacionadas ao meio ambiente, reciclagem, consumo consciente e impactos ambientais. O quiz pode ser realizado por meio de uma plataforma digital ou fisicamente na sala de aula.

  • Objetivo:
    Avaliar o conhecimento dos alunos sobre questões ambientais de forma divertida e interativa.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CHS104 – Compreender conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental, aplicando-os ao cotidiano.

  • Produto Final:
    Quiz realizado em sala de aula, com competição entre grupos, utilizando plataformas digitais como Kahoot ou uma versão analógica.


19. Livro Pop-up: “Do Lixo ao Verde”

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos criarão um livro pop-up ilustrando como um ambiente devastado pela poluição pode ser transformado por meio de práticas sustentáveis, como a reciclagem, compostagem e redução de resíduos. A ideia é mostrar o impacto positivo das ações humanas na recuperação do planeta.

  • Objetivo:
    Explorar de maneira interativa e visual a transformação de um ambiente degradado em um cenário sustentável, promovendo a reflexão sobre o futuro do planeta.

  • Habilidade BNCC:
    EM13LP37 – Produzir textos multimodais com coerência temática, articulando linguagem verbal e visual.

  • Produto Final:
    Livro artesanal em formato pop-up, com cenas que contrastam a Terra degradada e restaurada, exposto para a comunidade escolar.


20. Estudo de Caso: “E Se Fosse Comigo?”

  • Descrição da Atividade:
    Os alunos irão analisar um estudo de caso sobre um desastre ambiental real, como um vazamento de óleo ou o desmatamento de uma área protegida, e refletir sobre as consequências sociais e econômicas para as comunidades afetadas. Eles irão responder a perguntas que incentivem a reflexão sobre responsabilidade e prevenção.

  • Objetivo:
    Refletir sobre tragédias ambientais, como desastres causados pelo lixo e a poluição, e como isso afeta diretamente a vida das pessoas.

  • Habilidade BNCC:
    EM13CHS201 – Analisar os impactos de desastres ambientais, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

  • Produto Final:
    Produção de uma carta ou manifesto coletivo sobre a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, baseado na análise do estudo de caso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FENÔMENOS

EXERCÍCIOS DE CLASSIFICAÇÃO DE CADEIA CARBÔNICA - COM GABARITO

Exercícios de cálculo de mol e massa molecular - com gabarito