Lista de atividades para aulas de Letramento Ambiental
1. Criação de Campanhas de Conscientização Ambiental
-
Descrição da Atividade:
Os alunos serão desafiados a criar campanhas de conscientização sobre temas ambientais como reciclagem, consumo consciente e compostagem. Eles poderão produzir cartazes, vídeos ou até mesmo podcasts que serão divulgados na escola ou nas redes sociais.
-
Objetivo:
Estimular a produção crítica de conteúdo midiático e promover a conscientização sobre problemas ambientais cotidianos.
-
Habilidade BNCC:
EM13LP23 – Analisar e produzir campanhas e outros textos publicitários ou de divulgação científica, considerando os contextos de circulação e os efeitos de sentido.
-
Produto Final:
Cartazes, vídeos ou podcasts expostos na escola ou compartilhados nas redes sociais com foco em temas ambientais.
Descrição da Atividade:
Os alunos serão desafiados a criar campanhas de conscientização sobre temas ambientais como reciclagem, consumo consciente e compostagem. Eles poderão produzir cartazes, vídeos ou até mesmo podcasts que serão divulgados na escola ou nas redes sociais.
Objetivo:
Estimular a produção crítica de conteúdo midiático e promover a conscientização sobre problemas ambientais cotidianos.
Habilidade BNCC:
EM13LP23 – Analisar e produzir campanhas e outros textos publicitários ou de divulgação científica, considerando os contextos de circulação e os efeitos de sentido.
Produto Final:
Cartazes, vídeos ou podcasts expostos na escola ou compartilhados nas redes sociais com foco em temas ambientais.
2. Diário do Consumo Consciente
-
Descrição da Atividade:
Durante uma semana, os alunos irão registrar seus hábitos de consumo, como uso de água, energia, lixo gerado e recursos naturais. Ao final da semana, eles analisarão seus registros e criarão propostas para melhorar seus hábitos, aplicando práticas sustentáveis no dia a dia.
-
Objetivo:
Desenvolver o autoconhecimento e a responsabilidade ambiental a partir da observação dos próprios hábitos de consumo.
-
Habilidade BNCC:
EM13CHS104 – Analisar as interações entre os sistemas naturais e sociais e os impactos socioambientais do consumo.
-
Produto Final:
Relatório pessoal com gráficos ou textos reflexivos, propondo mudanças de hábitos sustentáveis.
Descrição da Atividade:
Durante uma semana, os alunos irão registrar seus hábitos de consumo, como uso de água, energia, lixo gerado e recursos naturais. Ao final da semana, eles analisarão seus registros e criarão propostas para melhorar seus hábitos, aplicando práticas sustentáveis no dia a dia.
Objetivo:
Desenvolver o autoconhecimento e a responsabilidade ambiental a partir da observação dos próprios hábitos de consumo.
Habilidade BNCC:
EM13CHS104 – Analisar as interações entre os sistemas naturais e sociais e os impactos socioambientais do consumo.
Produto Final:
Relatório pessoal com gráficos ou textos reflexivos, propondo mudanças de hábitos sustentáveis.
3. Produção Artística com Material Reciclado – “Robôs do Futuro”
-
Descrição da Atividade:
Inspirados pelo filme Wall-E, os alunos irão criar robôs ou personagens utilizando materiais recicláveis (sucata). A ideia é refletir sobre o futuro do planeta e a reutilização de resíduos. Ao final, os alunos apresentarão suas criações em uma exposição na escola.
-
Objetivo:
Refletir sobre o destino dos resíduos sólidos e estimular a criatividade por meio da reutilização de materiais.
-
Habilidade BNCC:
EM13AR04 – Experimentar e criar processos artísticos a partir de elementos da cultura contemporânea, como a reciclagem e a arte urbana.
-
Produto Final:
Robôs ou personagens criados com sucata, expostos em uma galeria na escola.
Descrição da Atividade:
Inspirados pelo filme Wall-E, os alunos irão criar robôs ou personagens utilizando materiais recicláveis (sucata). A ideia é refletir sobre o futuro do planeta e a reutilização de resíduos. Ao final, os alunos apresentarão suas criações em uma exposição na escola.
Objetivo:
Refletir sobre o destino dos resíduos sólidos e estimular a criatividade por meio da reutilização de materiais.
Habilidade BNCC:
EM13AR04 – Experimentar e criar processos artísticos a partir de elementos da cultura contemporânea, como a reciclagem e a arte urbana.
Produto Final:
Robôs ou personagens criados com sucata, expostos em uma galeria na escola.
4. Júri Simulado Ambiental
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão participar de um júri simulado onde diferentes papéis serão assumidos (advogados, juízes, réus, testemunhas). O caso simulado tratará de um problema ambiental, como a construção de uma estrada em área de preservação. O objetivo é que os alunos defendam suas ideias com base em argumentos éticos e ambientais.
-
Objetivo:
Promover o pensamento crítico e o posicionamento ético por meio da simulação de uma situação-problema ambiental.
-
Habilidade BNCC:
EM13CHS202 – Analisar situações-problema com base em diferentes pontos de vista, argumentando com ética e respeito à diversidade.
-
Produto Final:
Encenação do júri com papéis distribuídos entre os alunos (empresa, ambientalistas, comunidade, governo, etc.).
Descrição da Atividade:
Os alunos irão participar de um júri simulado onde diferentes papéis serão assumidos (advogados, juízes, réus, testemunhas). O caso simulado tratará de um problema ambiental, como a construção de uma estrada em área de preservação. O objetivo é que os alunos defendam suas ideias com base em argumentos éticos e ambientais.
Objetivo:
Promover o pensamento crítico e o posicionamento ético por meio da simulação de uma situação-problema ambiental.
Habilidade BNCC:
EM13CHS202 – Analisar situações-problema com base em diferentes pontos de vista, argumentando com ética e respeito à diversidade.
Produto Final:
Encenação do júri com papéis distribuídos entre os alunos (empresa, ambientalistas, comunidade, governo, etc.).
5. Crônica do Futuro: “Uma Terra sem Lixo”
-
Descrição da Atividade:
Os alunos deverão criar uma crônica ou história, imaginando um futuro onde as práticas sustentáveis eliminaram o lixo e restauraram o equilíbrio ambiental. A atividade estimulará a reflexão sobre os impactos da nossa sociedade atual e como podemos melhorar o futuro do planeta.
-
Objetivo:
Estimular a criatividade e a reflexão sobre os impactos ambientais, abordando possíveis soluções para um futuro sustentável.
-
Habilidade BNCC:
EM13LP50 – Produzir textos narrativos de forma autoral, adequando linguagem e estrutura ao gênero e ao tema.
-
Produto Final:
Texto narrativo ou ilustrado, podendo ser reunido em uma coletânea da turma.
Descrição da Atividade:
Os alunos deverão criar uma crônica ou história, imaginando um futuro onde as práticas sustentáveis eliminaram o lixo e restauraram o equilíbrio ambiental. A atividade estimulará a reflexão sobre os impactos da nossa sociedade atual e como podemos melhorar o futuro do planeta.
Objetivo:
Estimular a criatividade e a reflexão sobre os impactos ambientais, abordando possíveis soluções para um futuro sustentável.
Habilidade BNCC:
EM13LP50 – Produzir textos narrativos de forma autoral, adequando linguagem e estrutura ao gênero e ao tema.
Produto Final:
Texto narrativo ou ilustrado, podendo ser reunido em uma coletânea da turma.
6. Oficina de Minhocário com Garrafa PET
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão aprender sobre compostagem criando pequenos minhocários com garrafas PET e restos orgânicos. A atividade ensinará como transformar resíduos orgânicos em adubo natural e mostrará a importância de reduzir o desperdício de alimentos.
-
Objetivo:
Ensinar, na prática, o funcionamento da compostagem e o reaproveitamento de resíduos orgânicos.
-
Habilidade BNCC:
EM13CNT201 – Analisar processos ecológicos e ciclos biogeoquímicos, reconhecendo a importância da biodiversidade e da reciclagem da matéria.
-
Produto Final:
Minhocários individuais ou em grupo, acompanhados de um diário de observação do processo de compostagem.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão aprender sobre compostagem criando pequenos minhocários com garrafas PET e restos orgânicos. A atividade ensinará como transformar resíduos orgânicos em adubo natural e mostrará a importância de reduzir o desperdício de alimentos.
Objetivo:
Ensinar, na prática, o funcionamento da compostagem e o reaproveitamento de resíduos orgânicos.
Habilidade BNCC:
EM13CNT201 – Analisar processos ecológicos e ciclos biogeoquímicos, reconhecendo a importância da biodiversidade e da reciclagem da matéria.
Produto Final:
Minhocários individuais ou em grupo, acompanhados de um diário de observação do processo de compostagem.
7. Debate Reverso: “Somos uma Espécie Sustentável?”
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão participar de um debate reverso, onde cada um deve defender uma posição oposta à sua, com base em dados e argumentos sustentáveis. O objetivo é desenvolver a capacidade de argumentação e empatia, considerando as diferentes perspectivas sobre a sustentabilidade.
-
Objetivo:
Desenvolver a argumentação e a empatia ao defender pontos de vista opostos aos pessoais, com base em papéis sociais.
-
Habilidade BNCC:
EM13CHS401 – Debater questões sociais, culturais e ambientais, posicionando-se com base em argumentos consistentes e respeitosos.
-
Produto Final:
Debate realizado em sala com síntese coletiva dos aprendizados e posicionamentos.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão participar de um debate reverso, onde cada um deve defender uma posição oposta à sua, com base em dados e argumentos sustentáveis. O objetivo é desenvolver a capacidade de argumentação e empatia, considerando as diferentes perspectivas sobre a sustentabilidade.
Objetivo:
Desenvolver a argumentação e a empatia ao defender pontos de vista opostos aos pessoais, com base em papéis sociais.
Habilidade BNCC:
EM13CHS401 – Debater questões sociais, culturais e ambientais, posicionando-se com base em argumentos consistentes e respeitosos.
Produto Final:
Debate realizado em sala com síntese coletiva dos aprendizados e posicionamentos.
8. Livro Pop-up: “Do Lixo ao Verde”
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão criar um livro pop-up, representando a transformação de um ambiente poluído em um espaço restaurado, utilizando materiais recicláveis. A atividade estimulará a reflexão sobre como podemos reverter o impacto humano na natureza.
-
Objetivo:
Explorar linguagens visuais e textuais para retratar a diferença entre um mundo poluído e um mundo restaurado por ações sustentáveis.
-
Habilidade BNCC:
EM13LP37 – Produzir textos multimodais com coerência temática e textual, articulando linguagem verbal e visual.
-
Produto Final:
Livro artesanal pop-up, individual ou em grupo, exposto em feiras ou mostras na escola.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão criar um livro pop-up, representando a transformação de um ambiente poluído em um espaço restaurado, utilizando materiais recicláveis. A atividade estimulará a reflexão sobre como podemos reverter o impacto humano na natureza.
Objetivo:
Explorar linguagens visuais e textuais para retratar a diferença entre um mundo poluído e um mundo restaurado por ações sustentáveis.
Habilidade BNCC:
EM13LP37 – Produzir textos multimodais com coerência temática e textual, articulando linguagem verbal e visual.
Produto Final:
Livro artesanal pop-up, individual ou em grupo, exposto em feiras ou mostras na escola.
9. Podcast Escolar “Planeta em Debate”
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão gravar e editar episódios de podcast sobre temas ambientais, como o impacto do lixo, a importância da compostagem e o consumo sustentável. O projeto será publicado para a comunidade escolar ouvir e refletir sobre as questões ambientais abordadas.
-
Objetivo:
Ampliar o repertório sobre sustentabilidade e desenvolver a comunicação oral por meio de mídias digitais.
-
Habilidade BNCC:
EM13LP24 – Produzir conteúdos orais planejados, como podcasts e entrevistas, com clareza, coesão e adequação ao público.
-
Produto Final:
Série de episódios gravados e publicados como podcasts sobre temas ambientais, discutidos pelos alunos.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão gravar e editar episódios de podcast sobre temas ambientais, como o impacto do lixo, a importância da compostagem e o consumo sustentável. O projeto será publicado para a comunidade escolar ouvir e refletir sobre as questões ambientais abordadas.
Objetivo:
Ampliar o repertório sobre sustentabilidade e desenvolver a comunicação oral por meio de mídias digitais.
Habilidade BNCC:
EM13LP24 – Produzir conteúdos orais planejados, como podcasts e entrevistas, com clareza, coesão e adequação ao público.
Produto Final:
Série de episódios gravados e publicados como podcasts sobre temas ambientais, discutidos pelos alunos.
10. EcoCódigo da Turma
-
Descrição da Atividade:
Em grupo, os alunos irão criar um "EcoCódigo", uma série de regras de comportamento sustentável para a turma adotar no dia a dia escolar. As regras podem abordar temas como uso de papel, economia de energia, e consumo consciente de recursos naturais.
-
Objetivo:
Criar coletivamente um conjunto de regras e comportamentos sustentáveis que a turma deve seguir, promovendo a conscientização coletiva sobre responsabilidade ambiental.
-
Habilidade BNCC:
EM13CHS103 – Propor e implementar ações sustentáveis no ambiente escolar e em casa.
-
Produto Final:
Cartaz com o "EcoCódigo", assinado por todos os alunos, visível na escola para lembrar dos compromissos sustentáveis da turma.
Descrição da Atividade:
Em grupo, os alunos irão criar um "EcoCódigo", uma série de regras de comportamento sustentável para a turma adotar no dia a dia escolar. As regras podem abordar temas como uso de papel, economia de energia, e consumo consciente de recursos naturais.
Objetivo:
Criar coletivamente um conjunto de regras e comportamentos sustentáveis que a turma deve seguir, promovendo a conscientização coletiva sobre responsabilidade ambiental.
Habilidade BNCC:
EM13CHS103 – Propor e implementar ações sustentáveis no ambiente escolar e em casa.
Produto Final:
Cartaz com o "EcoCódigo", assinado por todos os alunos, visível na escola para lembrar dos compromissos sustentáveis da turma.
11. Análise Crítica de Embalagens
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão pesquisar diferentes tipos de embalagens e seus impactos ambientais, analisando o ciclo de vida de materiais como plástico, vidro, papel e metal. Após a análise, deverão propor alternativas sustentáveis para reduzir ou substituir essas embalagens.
-
Objetivo:
Desenvolver a capacidade de analisar e criticar os impactos das embalagens no meio ambiente, reconhecendo a importância da reciclagem e do consumo consciente.
-
Habilidade BNCC:
EM13CHS101 – Identificar e avaliar os impactos ambientais do consumo e do descarte de produtos e materiais.
-
Produto Final:
Mapa mental ou mural coletivo com alternativas sustentáveis para diferentes tipos de embalagens, exposto na escola.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão pesquisar diferentes tipos de embalagens e seus impactos ambientais, analisando o ciclo de vida de materiais como plástico, vidro, papel e metal. Após a análise, deverão propor alternativas sustentáveis para reduzir ou substituir essas embalagens.
Objetivo:
Desenvolver a capacidade de analisar e criticar os impactos das embalagens no meio ambiente, reconhecendo a importância da reciclagem e do consumo consciente.
Habilidade BNCC:
EM13CHS101 – Identificar e avaliar os impactos ambientais do consumo e do descarte de produtos e materiais.
Produto Final:
Mapa mental ou mural coletivo com alternativas sustentáveis para diferentes tipos de embalagens, exposto na escola.
12. Simulação de Conferência do Clima
-
Descrição da Atividade:
A turma simulará uma conferência internacional sobre mudanças climáticas. Cada aluno assumirá o papel de um representante de país, defendendo as políticas ambientais do seu país de acordo com suas características econômicas e sociais. O objetivo é discutir soluções para o aquecimento global, a poluição e outros problemas ambientais.
-
Objetivo:
Compreender o processo de negociação de políticas ambientais e os interesses em jogo, promovendo uma visão global sobre a crise climática.
-
Habilidade BNCC:
EM13CHS304 – Analisar e compreender o processo de negociação de políticas ambientais, considerando interesses e impactos.
-
Produto Final:
Relatório final com as decisões tomadas durante a conferência e as soluções acordadas, apresentado para a turma e/ou comunidade escolar.
Descrição da Atividade:
A turma simulará uma conferência internacional sobre mudanças climáticas. Cada aluno assumirá o papel de um representante de país, defendendo as políticas ambientais do seu país de acordo com suas características econômicas e sociais. O objetivo é discutir soluções para o aquecimento global, a poluição e outros problemas ambientais.
Objetivo:
Compreender o processo de negociação de políticas ambientais e os interesses em jogo, promovendo uma visão global sobre a crise climática.
Habilidade BNCC:
EM13CHS304 – Analisar e compreender o processo de negociação de políticas ambientais, considerando interesses e impactos.
Produto Final:
Relatório final com as decisões tomadas durante a conferência e as soluções acordadas, apresentado para a turma e/ou comunidade escolar.
13. Roteiro de Sobrevivência em um Planeta Lixo
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão criar um roteiro de sobrevivência para um futuro pós-apocalíptico onde a Terra foi devastada pelo lixo e pela poluição. Eles devem pesquisar sobre problemas ambientais reais, como a escassez de recursos naturais, e sugerir formas de adaptação e soluções sustentáveis.
-
Objetivo:
Estimular a reflexão sobre o futuro do planeta e os desafios que enfrentaremos se não tomarmos medidas sustentáveis agora.
-
Habilidade BNCC:
EM13CHS301 – Analisar o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente e sugerir alternativas sustentáveis.
-
Produto Final:
Manual ou guia de sobrevivência escrito ou digital, com soluções sustentáveis para a vida em um planeta devastado.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão criar um roteiro de sobrevivência para um futuro pós-apocalíptico onde a Terra foi devastada pelo lixo e pela poluição. Eles devem pesquisar sobre problemas ambientais reais, como a escassez de recursos naturais, e sugerir formas de adaptação e soluções sustentáveis.
Objetivo:
Estimular a reflexão sobre o futuro do planeta e os desafios que enfrentaremos se não tomarmos medidas sustentáveis agora.
Habilidade BNCC:
EM13CHS301 – Analisar o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente e sugerir alternativas sustentáveis.
Produto Final:
Manual ou guia de sobrevivência escrito ou digital, com soluções sustentáveis para a vida em um planeta devastado.
14. Criação de Slogans e Logotipos Ecológicos
-
Descrição da Atividade:
Os alunos serão desafiados a criar slogans e logotipos que transmitam mensagens sobre a importância da preservação ambiental. Eles devem utilizar conceitos de marketing e publicidade para sensibilizar o público, focando na redução de desperdícios, reciclagem e consumo consciente.
-
Objetivo:
Desenvolver a criatividade e a capacidade de produzir conteúdo publicitário com foco em ações sustentáveis e ecológicas.
-
Habilidade BNCC:
EM13LP23 – Produzir textos publicitários com clareza e eficácia, adaptados aos diferentes meios e públicos.
-
Produto Final:
Slogans e logotipos criados pelos alunos e apresentados para a turma, podendo ser compartilhados nas redes sociais ou expostos na escola.
Descrição da Atividade:
Os alunos serão desafiados a criar slogans e logotipos que transmitam mensagens sobre a importância da preservação ambiental. Eles devem utilizar conceitos de marketing e publicidade para sensibilizar o público, focando na redução de desperdícios, reciclagem e consumo consciente.
Objetivo:
Desenvolver a criatividade e a capacidade de produzir conteúdo publicitário com foco em ações sustentáveis e ecológicas.
Habilidade BNCC:
EM13LP23 – Produzir textos publicitários com clareza e eficácia, adaptados aos diferentes meios e públicos.
Produto Final:
Slogans e logotipos criados pelos alunos e apresentados para a turma, podendo ser compartilhados nas redes sociais ou expostos na escola.
15. Reescrita do Final de Wall-E
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão reescrever o final do filme Wall-E, criando uma história alternativa onde a humanidade assume a responsabilidade por seus erros e começa a restaurar o planeta. Eles deverão refletir sobre a mensagem do filme e as lições que ele nos ensina sobre a sustentabilidade.
-
Objetivo:
Estimular a criatividade e a reflexão sobre o futuro do planeta e como podemos mudar nossos hábitos para preservar o meio ambiente.
-
Habilidade BNCC:
EM13LP50 – Produzir textos criativos, narrativos ou descritivos, com coesão e clareza.
-
Produto Final:
Texto escrito ou dramatização do novo final, apresentado para a turma.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão reescrever o final do filme Wall-E, criando uma história alternativa onde a humanidade assume a responsabilidade por seus erros e começa a restaurar o planeta. Eles deverão refletir sobre a mensagem do filme e as lições que ele nos ensina sobre a sustentabilidade.
Objetivo:
Estimular a criatividade e a reflexão sobre o futuro do planeta e como podemos mudar nossos hábitos para preservar o meio ambiente.
Habilidade BNCC:
EM13LP50 – Produzir textos criativos, narrativos ou descritivos, com coesão e clareza.
Produto Final:
Texto escrito ou dramatização do novo final, apresentado para a turma.
16. Oficina de Sabão Ecológico
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão aprender a fazer sabão ecológico a partir do óleo de cozinha usado. Eles aprenderão sobre o processo de reciclagem do óleo e a importância de evitar o despejo desse resíduo no meio ambiente, além de como reutilizar materiais de forma sustentável.
-
Objetivo:
Ensinar práticas sustentáveis, como a reciclagem do óleo de cozinha, e promover o reaproveitamento de materiais para a redução de resíduos.
-
Habilidade BNCC:
EM13CNT202 – Desenvolver práticas científicas simples relacionadas à sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.
-
Produto Final:
Sabões ecológicos produzidos pelos alunos, com rótulos e informações sobre a importância da reciclagem de óleo.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão aprender a fazer sabão ecológico a partir do óleo de cozinha usado. Eles aprenderão sobre o processo de reciclagem do óleo e a importância de evitar o despejo desse resíduo no meio ambiente, além de como reutilizar materiais de forma sustentável.
Objetivo:
Ensinar práticas sustentáveis, como a reciclagem do óleo de cozinha, e promover o reaproveitamento de materiais para a redução de resíduos.
Habilidade BNCC:
EM13CNT202 – Desenvolver práticas científicas simples relacionadas à sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.
Produto Final:
Sabões ecológicos produzidos pelos alunos, com rótulos e informações sobre a importância da reciclagem de óleo.
17. Dramatização: “O Ciclo do Lixo”
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão representar, por meio de uma dramatização, o ciclo do lixo, desde a produção e o consumo até o descarte final e os impactos ambientais desse processo. A peça ajudará a conscientizar sobre as consequências do lixo não reciclado e as soluções para o problema.
-
Objetivo:
Compreender o ciclo do lixo, desde sua produção até seu destino final, e os impactos de diferentes formas de descarte no meio ambiente.
-
Habilidade BNCC:
EM13CHS105 – Analisar o ciclo de vida dos produtos, desde a produção até o descarte, considerando suas implicações ambientais.
-
Produto Final:
Peça teatral ou esquete, com representação do ciclo do lixo e seus impactos, encenada pelos alunos.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão representar, por meio de uma dramatização, o ciclo do lixo, desde a produção e o consumo até o descarte final e os impactos ambientais desse processo. A peça ajudará a conscientizar sobre as consequências do lixo não reciclado e as soluções para o problema.
Objetivo:
Compreender o ciclo do lixo, desde sua produção até seu destino final, e os impactos de diferentes formas de descarte no meio ambiente.
Habilidade BNCC:
EM13CHS105 – Analisar o ciclo de vida dos produtos, desde a produção até o descarte, considerando suas implicações ambientais.
Produto Final:
Peça teatral ou esquete, com representação do ciclo do lixo e seus impactos, encenada pelos alunos.
18. Quiz Sustentável
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão participar de um quiz interativo sobre sustentabilidade, com perguntas relacionadas ao meio ambiente, reciclagem, consumo consciente e impactos ambientais. O quiz pode ser realizado por meio de uma plataforma digital ou fisicamente na sala de aula.
-
Objetivo:
Avaliar o conhecimento dos alunos sobre questões ambientais de forma divertida e interativa.
-
Habilidade BNCC:
EM13CHS104 – Compreender conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental, aplicando-os ao cotidiano.
-
Produto Final:
Quiz realizado em sala de aula, com competição entre grupos, utilizando plataformas digitais como Kahoot ou uma versão analógica.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão participar de um quiz interativo sobre sustentabilidade, com perguntas relacionadas ao meio ambiente, reciclagem, consumo consciente e impactos ambientais. O quiz pode ser realizado por meio de uma plataforma digital ou fisicamente na sala de aula.
Objetivo:
Avaliar o conhecimento dos alunos sobre questões ambientais de forma divertida e interativa.
Habilidade BNCC:
EM13CHS104 – Compreender conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental, aplicando-os ao cotidiano.
Produto Final:
Quiz realizado em sala de aula, com competição entre grupos, utilizando plataformas digitais como Kahoot ou uma versão analógica.
19. Livro Pop-up: “Do Lixo ao Verde”
-
Descrição da Atividade:
Os alunos criarão um livro pop-up ilustrando como um ambiente devastado pela poluição pode ser transformado por meio de práticas sustentáveis, como a reciclagem, compostagem e redução de resíduos. A ideia é mostrar o impacto positivo das ações humanas na recuperação do planeta.
-
Objetivo:
Explorar de maneira interativa e visual a transformação de um ambiente degradado em um cenário sustentável, promovendo a reflexão sobre o futuro do planeta.
-
Habilidade BNCC:
EM13LP37 – Produzir textos multimodais com coerência temática, articulando linguagem verbal e visual.
-
Produto Final:
Livro artesanal em formato pop-up, com cenas que contrastam a Terra degradada e restaurada, exposto para a comunidade escolar.
Descrição da Atividade:
Os alunos criarão um livro pop-up ilustrando como um ambiente devastado pela poluição pode ser transformado por meio de práticas sustentáveis, como a reciclagem, compostagem e redução de resíduos. A ideia é mostrar o impacto positivo das ações humanas na recuperação do planeta.
Objetivo:
Explorar de maneira interativa e visual a transformação de um ambiente degradado em um cenário sustentável, promovendo a reflexão sobre o futuro do planeta.
Habilidade BNCC:
EM13LP37 – Produzir textos multimodais com coerência temática, articulando linguagem verbal e visual.
Produto Final:
Livro artesanal em formato pop-up, com cenas que contrastam a Terra degradada e restaurada, exposto para a comunidade escolar.
20. Estudo de Caso: “E Se Fosse Comigo?”
-
Descrição da Atividade:
Os alunos irão analisar um estudo de caso sobre um desastre ambiental real, como um vazamento de óleo ou o desmatamento de uma área protegida, e refletir sobre as consequências sociais e econômicas para as comunidades afetadas. Eles irão responder a perguntas que incentivem a reflexão sobre responsabilidade e prevenção.
-
Objetivo:
Refletir sobre tragédias ambientais, como desastres causados pelo lixo e a poluição, e como isso afeta diretamente a vida das pessoas.
-
Habilidade BNCC:
EM13CHS201 – Analisar os impactos de desastres ambientais, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais.
-
Produto Final:
Produção de uma carta ou manifesto coletivo sobre a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, baseado na análise do estudo de caso.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão analisar um estudo de caso sobre um desastre ambiental real, como um vazamento de óleo ou o desmatamento de uma área protegida, e refletir sobre as consequências sociais e econômicas para as comunidades afetadas. Eles irão responder a perguntas que incentivem a reflexão sobre responsabilidade e prevenção.
Objetivo:
Refletir sobre tragédias ambientais, como desastres causados pelo lixo e a poluição, e como isso afeta diretamente a vida das pessoas.
Habilidade BNCC:
EM13CHS201 – Analisar os impactos de desastres ambientais, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Produto Final:
Produção de uma carta ou manifesto coletivo sobre a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, baseado na análise do estudo de caso.
Comentários
Postar um comentário